Introdução / Introduction


O Grupo de Investigação em Ambientes Antárcticos e Alterações Climáticas (AntECC) foi criado na sequência de uma década de investigação do CEG na região da Península Antárctica. A equipa dedica-se ao estudo da dinâmica dos ambientes periglaciários, com especial foco no permafrost e seu comportamento no quadro das alterações climáticas.

O AntECC mantém diversas actividades para a monitorização do permafrost e do clima e para o estudo da dinâmica geomorfológica. Destacam-se: a) as perfurações e os sítios para a monitorização do regime térmico do permafrost, da camada activa; b) os sítios de monitorização da dinâmica geomorfológica; c) uma rede de postos termométricos e estações meteorológicas; d) a cartografia geomorfológica de pormenor; e) a detecção do permafrost por técnicas geofísicas; f) o estudo da neve; e g) uma rede de monitorização da erosão das plataformas rochosas pelo gelo flutuante. As actividades do AntECC estão enquadradas nos projectos ANTPAS e TSP nascidos no Ano Polar Internacional e os dados recolhidos contribuem para a Global Terrestrial Network for Permafrost e para a Circumpolar Active Layer Monitoring network. Todos os verões austrais, o AntECC participa em campanhas de investigação na Antárctida.

O AntECC mantém uma actividade científica de excelência e colaborações com diversas instituições de investigação nacionais e internacionais. A investigação apoia-se num plano quinquenal, que visa melhorar o conhecimento acerca do permafrost austral e melhor compreender a sua reacção face aos cenários climáticos futuros. O AntECC desenvolve também trabalhos sobre o permafrost do Árctico (Svalbard) e de Marte. As montanhas portuguesas são ainda uma área onde o AntECC tem trabalhado, em particular no que respeita à reconstituição de paleoambientes frios.

Como forma de divulgação da sua actividade e de cativar os jovens para a ciência polar, o AntECC leva a cabo diversas actividades de divulgação científica, centrando-se em Portugal continental, Madeira e Açores.

O AntECC tem também uma posição de destaque na coordenação do Programa Polar Português (ProPolar), através da sua ligação com o Comité Português para o Ano Polar Internacional. Neste âmbito, o AntECC coordena as actividades de Gestão de Ciência e Tecnologia, sediando-se o comité no CEG. Das várias actividades, destaca-se a manutenção do Portal Polar (http://www.portalpolar.pt) e a coordenação do Programa de bolsas "Nova Geração de Cientistas Polares" financiado pelo programa Caixa Carbono Zero da Caixa Geral de Depósitos.

(in English soon)