EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

O nosso grupo de investigação está envolvido em diversas actividades ligadas à educação e divulgação científica.

Diários de Campanha

Durante as campanhas na Antárctida, os investigadores do AntECC publicam on-line diários de campanha e respondem a perguntas postas por estudantes envolvidos no projecto LATITUDE60!

- Diário da Campanha Permantar (Jan-Fev 2009)
- Diário de Campanha de Alexandre Trindade (Jan-Fev 2008)
- Diário de Campanha de Vanessa Batista (Jan-Mar 2008)
- Diário de Campanha de Raquel Melo (Jan-Mar 2008)
- Diário de Campanha de Mário Neves (Jan-Fev 2007)
- Diário de Campanha de Alexandre Trindade (Dez 2006-Jan 2007)
- Diário de Campanha de Gonçalo Vieira (Jan-Fev 2006)

Cientistas vão à Escola

A equipa do AntECC está aberta a apresentar palestras nas escolas, para todos os níveis de ensino. Temos palestras preparadas para crianças dos 4 anos até estudantes do Ensino Superior. Se estiver interessado em receber uma palestra por um cientista polar do AntECC, contactem a gestão do Programa Polar Português para que se acerte uma data em função das nossas disponibilidades ([email protected]). A marcação deve ser feita com uma antecedência, de preferência, superior a 2 meses. Actualmente, apenas poderemos dar palestras sem custos na área de Lisboa, mas se custearem as despesas de deslocação, poderemos ir a outros pontos.

Programa Caixa Carbono Zero

Picture
O AntECC colabora com a iniciativa Caixa Carbono Zero através do Programa Nova Geração de Cientistas Polares. Gonçalo Vieira coordena este programa que concedeu bolsas a jovens investigadores de 6 universidades portuguesas e a Alice Ferreira é uma das bolseiras. Neste âmbito, estão a ser preparadas várias actividades de divulgação científica.

Filmes Didácticos

Com imagens recolhidas nas campanhas de 2000 e 2005/06 efectuámos o documentário "+ a Sul. Em busca do solo gelado da Antárctida". É um documentário de 18' enquadrado no projecto LATITUDE60! e que tem como objectivo dar a conhecer a investigação do GIPCA na Antárctida. Este documentário será distribuído gratuitamente pelas escolas participantes no projecto, e estará brevemente disponível para visualização on-line.

Se quiser ver este video em formato WMA, faça o download aqui (56 Mb)


Posters Didácticos sobre a Serra da Estrela

Picture
No âmbito do projecto LATITUDE60! e em colaboração com o CCMAR, organizámos em 2008 dois estágios de campo na serra da Estrela para jovens do Ensino Básico e Secundário de todo o país. A iniciativa foi um sucesso. A ideia foi mostrar que a serra da Estrela também já foi um ambiente frio, próximo ao que hoje encontramos nas regiões polares. Os temas incluíram a glaciação da serra da Estrela, as turfeiras como arquivos da história do clima e da dinâmica da paisagem, os estudos de climatologia local e apresentações sobre biologia polar.
Nessa altura preparámos um conjunto de posters que apresentámos nas actividades de campo e que agora disponibilizamos para quem quiser melhor conhecer a paisagem da Estrela, ou mesmo aproveitá-los para visitas de estudo à Estrela.
Pode fazer o download dos posters neste link.

Em Maio de 2009 editaremos um novo filme didáctico sobre a importância do estudo permafrost. Em breve incluiremos aqui mais informações.

Selos 2008 - Ano Polar Internacional

Picture
O AntECC em colaboração com o Comité Português para o Ano Polar Internacional coordenou a edição da colecção de selos dos CTT do Ano Polar Internacional, dedicados às aves polares que visitam a costa portuguesa.

Agenda CTT 2008. Ano Polar Internacional

Picture
A agenda CTT 2008 sobre o Ano Polar Internacional e dedicada à ciência polar portuguesa foi coordenada por Gonçalo Vieira.

Os Pólos da Nossa Terra - Teatro Infantil

Picture
No âmbito das actividades do projecto LATITUDE60! o AntECC colaborou com o CCMAR na coordenação científica da peça de teatro infantil "Os pólos da nossa Terra", que percorreu dezenas de escolas por todo o país. A peça é levada a cabo pela "Cativar a cores".

ANTECC colaborou no livro "Uma Aventura no Alto Mar"

O volume número 50 da colecção "Uma aventura" contou com a colaboração de Gonçalo Vieira e José Xavier, que ajudaram a "levar" os personagens da estória até à Antárctida.  O livro conta com uma equipa que estuda o permafrost e tem também, na parte final um texto sobre a Antárctida e o Ano Polar Internacional. Esta foi mais uma forma de levar a ciência polar portuguesa ao público mais jovem.


Projecto LATITUDE60!

O Projecto LATITUDE60! Educação para o Planeta no Ano Polar Internacional decorreu entre Junho de 2006 e Setembro de 2008 e englobou as nossas principais actividades de divulgação científica. Foi um projecto financiado pela Agência Ciência Viva e que integra várias instituições parceiras.
Mais informações podem ser encontradas no Portal Polar em: http://www.portalpolar.pt