Antarctic Environments and Climate Change Research Group
ANTECC | CEG-IGOT/UL
 

SEGUNDA-FEIRA, 26 OUTUBRO 2009 | 18h | Reitoria SALÃO NOBRE

A Universidade de Lisboa é a instituição portuguesa que mais esforço tem dedicado à investigação na Antárctida, destacando-se os trabalhos no âmbito do estudo do permafrost e das alterações climáticas. Os trabalhos têm sido coordenados pelo Grupo de Investigação em Ambientes Antárcticos e Alterações Climáticas (AntECC) do Centro de Estudos Geográficos, que colabora com equipas do Centro de Geofísica da UL, e do Centro de Geofísica de Évora. A nível internacional, participam na investigação em curso instituições de Espanha, Argentina, Bulgária e Rússia.
Nesta sessão, serão apresentadas as actividades levadas a cabo na campanha do início de 2009, bem como os primeiros resultados dos trabalhos efectuados na Antárctida. Será também apresentado o documentário Permafrost! Ciência polar a 62º Sul que ilustra as actividades que têm sido levadas a cabo pelo AntECC na Antárctida.

Intervenientes do Grupo de Investigação em Ambientes Antárcticos e Alterações Climáticas do CEG-UL

Gonçalo Vieira
Alexandre Trindade
Raquel Melo
Moderador: Mário Neves


Programa
Introdução, por Gonçalo Vieira - Coordenador do Grupo de Investigação em Ambientes Antárcticos e Alterações Climáticas do CEG-UL

Permafrost! Ciência polar a 62º Sul - Documentário de 16 min. sobre a investigação do CEG-UL na Antárctida, preparado no âmbito do projecto Latitude60!

PERMANTAR-2009: A maior campanha portuguesa de sempre na Antárctida, por
Gonçalo Vieira - Coordenador do Grupo de Investigação em Ambientes Antárcticos e Alterações Climáticas do CEG-UL

Aspectos do regime térmico do solo na área da Base Antárctica Búlgara St. Kliment Ohridski, Ilha Livingston, por Alexandre Trindade - Mestrando em Geografia Física, Investigador do Grupo de Investigação em Ambientes Antárcticos e Alterações Climáticas do CEG-UL.

Dinâmica geomorfológica actual da ilha Deception. Estudo do sector Cerro Caliente - Crater Lake, por Raquel Melo - Mestranda em Geografia Física, Investigadora do Grupo de Investigação em Ambientes Antárcticos e Alterações Climáticas do CEG-UL

Debate moderado por Mário Neves -Investigador do Grupo de Investigação em Ambientes Antárcticos e Alterações Climáticas do CEG-UL.

Entrada livre

Org. e Info. Centro de Estudos Geográficos / IGOT | Tel.: 217 940 218 | Fax: 217 938 690 | http://www.antecc.org

Uma parceria com a Reitoria – Divisão de Actividades Culturais e Imagem da DSRE

Reitoria da Universidade de Lisboa
Divisão de Actividades Culturais e Imagem da DSRE
Alameda da Universidade, Campo Grande, 1649-004 Lisboa
Contactos | Tel. 21 011 34 06; Fax: 21 796 31 51; [email protected]; http://www.ul.pt

Transportes | Metro: Cidade Universitária; Autocarros: 31-32-38-68-755 (Carris);
Almada – Cidade Universitária (TST); Entrecampos (Fertagus).
 


Comments




Leave a Reply